Conheça a Cidade

//Conheça a Cidade
Conheça a Cidade 2019-09-23T10:39:45+00:00
Dados Socioeconômicos de Goiana
Gentílico Goianense
Área de Unidade Territorial 445,81 km²
População Estimada 79 758 hab.
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM 0,651
PIB per capita R$ 65 271,07
Fonte: Wikipédia

História

A história de Goiana está muito ligada aos engenhos da região. Os goianenses participaram ativamente da Batalha das Heroínas de Tejucopapo (1646), da Revolução Pernambucana (1817), da Confederação do Equador (1824) e da Revolução Goianense (1825). A vila operária de Goiana é considerada a primeira do seu tipo na América Latina. A localidade foi elevada à categoria de freguesia 1568, de vila em em 15 de janeiro de 1711, ganhou foros de cidade em 5 de maio de 1840 e de sede de município em 3 de agosto de 1892, tendo como seu primeiro prefeito o Dr. Belarmino Correia de Oliveira.

A origem mais provável do nome Goiana é que venha da palavra em tupi-guarani “Guyanna”, que significa “terra de muitas águas”. O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de “Gueena”. O mesmo documento, em 1606, registra-o com a grafia modificada para “Goyana” e, finalmente Goiana. O holandês Francisco Adolfo de Varnhagen disse que Goiana é uma palavra de origem da língua tupi, que significa: gente estimada. Outros filólogos divergem e dizem ter o significado de mistura ou parente, alguns como Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo porto ou ancoradouro.

Sabe-se que muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil, Goiana, assim como diversas outras localidades da América, já era habitada por indígenas, inúmeros historiadores defendem seus estudos e com isso, daí, nasce uma diversidade de teorias, principalmente sobre suas origens. Existem diversas teses sobre a origem da cidade de Goiana, das tais a mais aceita é a de que a cidade surgiu quando Diogo Dias ganhou e fundou o Engenho Recuzaém. A segunda tese é a de que em 1501 com a finalidade de explorar a costa brasileira expedições portuguesas já tinham aportado o litoral goianense em uma praia, hoje denominada Ponta de Pedra. Existindo ainda a terceira tese, a qual diz que a primeira povoação de Goiana esteve no Engenho Japumim, também fundado por Diogo Dias, segundo historiadores.

O município de Goiana está localizado na Bacia hidrográfica do Rio Goiana, possui poucas montanhas, possui diversas praias e seu clima é tropical. De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária do Recife e Imediata de Goiana-Timbaúba. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião da Mata Setentrional Pernambucana, que por sua vez estava incluída na mesorregião da Mata Pernambucana.

De acordo com a Constituição de 1988, Goiana está localizada em uma república federativa presidencialista. A forma de Estado foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica do Direito Positivo. O federalismo no Brasil é mais centralizado do que o federalismo estadunidense; os estados brasileiros têm menos autonomia do que os estados norte-americanos, especialmente quanto à criação de leis.

Em Goiana, o Poder Executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. O Poder Legislativo é constituído à câmara, composta por 10 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição). Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo, especialmente o orçamento participativo (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Conquanto seja o poder de veto assegurado ao prefeito, o processo de votação das leis que se lhe opõem costuma gerar conflitos entre Executivo e Legislativo. O Poder Judiciário, cuja instância máxima é o Supremo Tribunal Federal, por sua vez é responsável por interpretar a Constituição Federal. O município de Goiana, não possui assim, constituições próprias, em vez disso possui leis orgânicas. O ex-prefeito Beto Gadelha, eleito no ano de 2004, teve o mandato cassado no ano de 2006 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico nas eleições do ano de 2004, sendo substituído, temporariamente pelo presidente da câmara na época, Henrique Fenelon. Houve, depois da cassação, novas eleições para prefeito, na qual o foi o mesmo Henrique Fenelon.

As eleições municipais realizadas no ano de 2012 tiveram três candidatos a prefeito. O candidato Carlos Viégas Jr. (PDT), ex-vereador, teve 4.113 votos correspondendo a 8,90% do total de votos. O candidato Tenente Menezes (PRTB) teve 15.576 votos correspondendo a 33,70% do total, e o prefeito eleito foi Fred Gadêlha (PTB), tendo 26.537 votos correspondentes a 57,41% do total. A bancada da câmara municipal está dividida em 3 cadeiras para o PR, 2 cadeiras para o PSB, 2 cadeiras para o PSC, 2 cadeiras para o PTC, 1 cadeira para o PPS, 1 cadeira para o PC do B, 1 cadeira para o PP, 1 cadeira para o PMN, 1 cadeira para o PTB e 1 cadeira para o PSL, num total de quinze cadeiras. O total de eleitores que votaram nas últimas eleições foi de 49.477 pessoas, o que correspondente a 84,32% do total habilitados a participar.

A população total do município de Goiana em 2000 era de 71.177 habitantes, sendo comparável ao número de habitantes de países como Andorra e Dominica. No mesmo ano, 49,3% da população eram homens, e 50,7% da população eram mulheres. Seus distritos são Sede com 55.260 hab., Tejucopapo com 8.187 hab. e Ponta de Pedra com 7.730 hab., desses 61,2% da população (43.531 hab.) são de zona urbana e 36,7% (27.646 hab.) são em zona rural. A distribuição populacional de Goiana está concentrada principalmente na sede do município, em destaque os bairros Centro, Nova Goiana e Flexeiras, os distritos de Tejucopapo e Ponta de Pedras também possuem quantidade razoável de moradores.

No ano de 2011 a população municipal era de 75.987 habitantes, tornando-se a 19ª maior em população do estado de Pernambuco. A densidade demográfica no município no ano de 2009 era de 148,5 hab/km², sendo comparável as Ilhas Virgens Britânicas e a Gâmbia. A média de moradores por domicílio era de 4,2 no ano de 2000. O IDH municipal no ano de 2000 era de 0,692; sendo comparável ao IDH de países como África do Sul, Tadjiquistão e Vanuatu.

Etnias

A população goianense é formada principalmente por descendentes de povos indígenas, colonos portugueses, escravos africanos e diversos grupos de imigrantes que se estabeleceram no Brasil e em Pernambuco, sobretudo entre os anos de 1820 e de 1970, principalmente de holandeses. No estado de Goiás, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, realizada pelo IBGE, revelou as seguintes proporções no tipo físico da população: pardos, 59,3%; brancos, 36,3%; pretos, 4,9%; e amarelos ou indígenas, 0,4%. De acordo com a Constituição Brasileira do ano de 1988, racismo é um crime inafiançável e condenável à prisão.